top of page

O que é Chazit Hanoar Hadrom Americait?

SEMEL CHAZIT.png

A Chazit Hanoar é um movimento juvenil judaico, sionista, educativo, apartidário e continental. Somos um grupo de jovens judeus cujo objetivo principal é, através da educação não formal, formar líderes que ativem coerentemente com os valores e objetivos de nosso movimento.

Desde cedo, no período em que a criança tende a desenvolver a sua individualidade e seu senso crítico, torna-se indispensável um esforço no sentido de estimular o amadurecimento de uma identidade judaica, sionista e ativista.

O papel da família é essencial na formação do caráter do jovem judeu. Porém, além da orientação recebida em casa, a educação formal dada pela escola e a não formal, dada pela Chazit Hanoar, complementam-se de maneira efetiva.

Durante a vida dentro de uma tnuá (movimento juvenil) é desenvolvido um espírito de identidade, grupo, liderança, diálogo, responsabilidade, além de serem fortificadas as raízes com a comunidade de uma maneira ativa e participativa. Várias atividades são propostas e a integração é ainda maior quando os jovens de outros estados e países são reunidos através das machanot continentais.

Com o passar dos anos o jovem assume a liderança do movimento, o que proporciona um crescimento e amadurecimento muito útil para seu futuro e a realização de um processo contínuo.

Como um movimento juvenil educativo, procuramos transmitir nossos ideais através da educação não formal de jovem para jovem. Os líderes do nosso movimento têm como objetivo formar novos líderes para que este ciclo não se quebre, visando sempre a identificação do jovem com nossa ideologia.

A estrutura do movimento é organizada em grupos etários, possibilitando assim uma vivência grupal e que a liderança jamais esteja concentrada nas mãos de uma única pessoa. Ressaltamos ainda que nosso trabalho é voluntário.

Vemos no Judaísmo a resultante da elaboração cultural do Povo Judeu ao longo de sua história; e reconhecemos nele uma gama de valores e tradições que devemos conhecer e vivenciar, bem como transmitir. Consideramos que os valores nacionais judaicos, valores éticos e religiosos, tradições e costumes, constituem um todo coerente e como tal o encaramos. É nosso ideal garantir e contribuir para a continuidade do Povo Judeu.

Consideramos a conscientização do jovem sobre os problemas do mundo em que vive, de vital importância para formação de sua personalidade.

Todos os sábados, os chanichim, separados por idades, participam de atividades durante a tarde. Através dessas atividades (chamadas de peulot), pretendemos passar informações que envolvem temas como judaísmo, sionismo, chazit, identidade e atualidades de um modo descontraído. Ao ser submetido a uma educação não formal, o jovem passa a ter um maior contato com os valores da cultura judaica de uma maneira prazerosa e divertida. Tal forma de abordagem costuma conquistar o chanich que consequentemente acaba se tornando um frequentador assíduo da Chazit.

PORTAL PEIL (9).png
bottom of page